Sportup - header

Sport Up


viva com saúde

Benefícios

Segundo Stein (1999) existem evidências de que ao exercitar-se o indivíduo assume uma postura positiva em relação aos fatores de risco, assumindo hábitos de vida mais saudáveis logo ao engajar-se em um programa de exercícios físicos.

Baseados em estudos científicos, observamos que prática regular de exercícios físicos proporciona benefícios que se manifestam sob todos os aspectos do organismo.

Do ponto de vista músculo-esquelético, melhora a força, o tônus muscular, a flexibilidade, o fortalecimento dos ossos e das articulações.

Com relação à saúde física, que consiste no bom funcionamento do orgnanismo e sua funções vitais, observamos redução da pressão arterial, adequação da glicemia, diminuição do colesterol total e aumento do HDL-colesterol, assim como perda de peso e uma melhora na relação massa muscular e gordura corporal.

Todos esses benefícios auxiliam na prevenção e no controle de doenças, sendo importantes para a redução da mortalidade associada a elas.

Já no campo da saúde mental, a prática de exercícios ajuda na regulação das substâncias relacionadas ao sistema nervoso, melhora o fluxo sanguineo para todo corpo ajudando na capacidade de lidar com problemas físicos e com o estresse.

A prática de exercícios físicos com regularidade pode também exercer efeitos no convívio social do indivíduo, tanto no ambiente de trabalho quanto no familiar.

Conclusões

Para se obter o máximo dos efeitos benéficos que o exercício físico pode oferecer aconselha-se:

  • Realizar atividade física pelo menos três vezes por semana, por 30 minutos ou mais.
  • Resultados mais efetivos são obtidos aumentando-se para quatro ou cinco dias por semana, por 30 minutos ou mais.
  • Os exercícios devem ser atraentes, diversificados, com intensidade moderada e de baixo impacto.
  • Distribuir a atividade física na semana, ao invés de praticá-la três ou quatro dias consecutivos para diminuir o risco de lesões relacionadas.
  • Hidratar-se antes e após os exercícios.
  • Não fazer atividade em jejum ou após refeição completa.
  • Procurar orientação nutricional.
  • Usar roupas confortáveis e de tecidos leves.
  • Fazer periodicamente avaliação do estado de saúde, principalmente antes de iniciar uma atividade física.

Sportup - footer